sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Maceió - Alagoas

As estradas
Como não há ponte pela beira-mar para cruzar o belo rio São Francisco entre os estados de Sergipe e Alagoas, o jeito foi seguir pela tradicional  BR 101 para chegar em território alagoano através de Propriá-SE...devo dizer, o paraíso das praias de mar verde, em maior extensão, no Brasil. Infelizmente as rodovias litorâneas ainda são mão única, e é preciso ter paciência para atravessar o estado tanto pela BR 101, e a AL 101 (não confunda, elas não são a mesma coisa) vai depender do trecho e do horário. A boa notícia é que na BR 101 as obras estão adiantadas, e logo esse problema estará resolvido, talvez 1 ano ou mais. É muito frequente (e irritante) a presença dos treminhões de 30 metros de comprimento cheios de cana-de-açúcar . Aliás infinitas plantações de cana em meio à morros é o que resume a BR 101em Alagoas.
A construção de uma ponte pelo litoral ligando os dois estados é disputada pelo lado alagoano por duas cidades, Piaçabuçu e Penedo, torçamos para que se entendam logo pois vai encurtar muito a distância entre as capitais. Já a AL 101 vai permanecer assim por muito tempo, mas o trecho de Maceió a Maragogi é de uma paisagem inebriante para os olhos. Simplesmente o trecho de estrada mais próximo do mar e o mais bonito do nordeste brasileiro!
A BR 316 em direção a Maceió (após sair da BR 101) e o acesso à capital a partir de Pilar são bem congestionados, tem trechos de mão única, tente fugir dos horários de pico.

Treminhão transportando cana-de-açúcar na BR 101

Maceió
A capital alagoana correspondeu às expectativas se não superou em termos de beleza, limpeza, organização, e locais de alimentação e compras. Se não quiser parar em engarrafamentos na orla fuja dos horários de pico. Por falar nela, era tão bela que nem quisemos embrenhar na cidade. As fotos a seguir foram tiradas da sua extensa orla, na praia de Lagoa da Anta.











Praia da Sereia  
Ainda em Maceió mas já na AL 101 logo após o rio Prataji está a praia da Sereia com suas águas de um verde muito forte. É uma praia calma, boa parte dela protegida por recifes, ideal para família. Na ponta exposta do recife tem a estátua da sereia. 




Mapa das praias de Alagoas








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que viu ou leu? Deixe seu comentário! Sua experiência será muito bem-vinda!